Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

Equinococose e hidatidose, qual a diferença entre elas?


O complexo equinococose-hidatidose constitui uma zoonose, cujo agente etiológico é representado por cestódeos do gênero Echinococcus, sendo que Echinococcus granulosus é considerada a espécie de maior importância.

Entende-se por equinococose, a infecção por Echinococcus spp. em cães e carnívoros selvagens (raposa, lobo, dentre outros), que comportam-se como hospedeiros definitivos do ciclo do helminto, contaminando-se pela ingestão de larvas presentes nos órgãos dos hospedeiros intermediários.

Hidatidose, é a infecção de herbívoros domésticos e selvagens, suínos, coelhos, primatas e humanos, classificados como hospedeiros intermediários. A infecção destes, se dá pela ingestão de ovos eliminados através das fezes dos hospedeiros intermediários.

O parasito adulto está localizado na mucosa do intestino delgado dos hospedeiros definitivos, enquanto, o cisto hidático (larva) nos hospedeiros intermediários é encontrado, principalmente, no fígado e pulmões.
 
 

Ciclo de vida de Echinococcus spp.

3 comentários:

  1. Obrigadoooooooooo... me ajudou muito pra minha prova de parasito na facul!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. A hidatidose se dá pela ingestão de ovos liberados pelo hospedeiro definitivo e não pelo hospedeiro intermediário como está no final do segundo parágrafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, hospedeiro definitivo, mas o parágrafo é o terceiro.

      Excluir